quinta-feira, 5 de abril de 2007

Papoilas

Se pudesse voltar a viver a minha vida,
Da próxima vez gostava de fazer mais erros.
Descontraía. Faria mais disparates.
Levaria menos coisas a sério.
Corria mais riscos. Acreditava mais.
Subia mais montanhas e nadava em mais rios.
Convidava os amigos, mesmo que tivesse nódoas na carpete.
Usava a vela em forma de rosa antes de ela se estragar no armário.
Sentava-me na relva com os meus filhos
Sem me preocupar com as manchas verdes na roupa.
Tinha rido e chorado menos em frente da televisão
E mais em frente da vida.
Tinha contado mais anedotas e visto o lado cómico das coisas.
Tinha descoberto menos dramas em cada esquina
E inventado mais aventuras.
Se calhar, tinha mais problemas reais,
Mas menos problemas imaginários.
É que, sabem, sou uma dessas pessoas que vive com sensibilidade
E sanidade hora após hora, dia após dia.
Oh, tive os meus momentos, e se pudesse fazer tudo de novo outra vez,
Tinha muitos mais.
De facto, não tentaria ter mais nada.
Apenas momentos, uns após outros,
Em vez de viver tantos anos à frente de cada dia.
Fui uma dessas pessoas que nunca foi a lado nenhum
Sem o termómetro, botija de água quente, casaco para a chuva e pára-quedas.
Se pudesse fazer tudo outra vez, viajava mais leve do que viajei.
Se tivesse a minha vida para viver de novo
Começava mais cedo a andar descalça na Primavera,
E ficava sempre assim, mesmo mais tarde, no Outono.
Ia a mais bailes.
Cantava muitas mais canções.
Diria muitos mais “Amo-te” e “desculpa”.
E apanharia mais papoilas.

Nadine Stair, 85 anos

1 comentário:

ÞrincessFaßiana disse...

Que poema lindissimo e comovente, se todos tivessemos a nossa vida para viver de novo... com certeza todos teriamos mais "Desculpa" e "Amo-te" para dizer, e dedicaríamos todos mais tempo a absorver o cheiro do Mar, e da Primavera e das coisas bonitas que o Mundo nos tem a oferecer:)))
um bjo pa todos Fabi***